Sidebar

20
Sáb., Abr.

Realizou-se no passado dia 4 de Março um almoço de confraternização de sócios e amigos da Casa do Concelho de Tomar (CCT). Tratou-se da celebração dos 80 anos da CCT e esta comemoração, face aos problemas que o País atravessa, é um momento único. Em Lisboa, pensem o que esta CCT viu se porventura pudesse falar. Iria dizer-nos que observou a II Guerra, assistiu à demolição da Igreja do Socorro, viu crescer o chamado Martim Moniz, assistiu à construção da reitoria da Universidade de Lisboa, da totalidade do bairro de Alvalade e ao final do bairro de Campo de Ourique, do Hospital de Santa Maria, da sede da Fundação Calouste Gulbenkian, à demolição do Monumental ou ao incêndio do Chiado. São momentos únicos da história da cidade de Lisboa e os homens que ergueram a CCT foram participantes activos na construção do bairro de Alvalade e na consolidação de muito do edificado por essa Lisboa fora.

O almoço e o que o rodeou foram interessantes desde logo pelo descerrar de uma placa em memória dos 199 sócios fundadores.

E essa homenagem foi muito valorizada pela presença do Engenheiro Mário Rodrigues que, no momento da fundação contava 20 anos e está à beira de completar um centenário de vida. Mas mais gente marcou presença neste almoço comemorativo, caso da Presidente da Câmara de Tomar, Anabela Freitas, do Vereador da Cultura de Lisboa, Dr. Diogo Moura, do Presidente da Junta de Freguesia de Alvalade, Dr. José Amaral Lopes aliás com família perto de Tomar. Os Vogais da Junta de Freguesia resolveram igualmente estar presentes, facto que muito nos honra. O Provedor da Misericórdia de Tomar, Dr. António Alexandre marcou presença bem como a Dra. Célia Bonet, no caso, em nome do CIRE. Vimos ainda o Dr. Virgílio Lima que preside aos destinos da Associação Mutualista do Montepio. Os amigos de outras Casas regionais e da ACCL, estiveram igualmente presentes, casos de Tondela ou Alvaiázere. Uma presença muito especial foi a do Presidente da Casa da Comarca de Arganil, a que nos ligam laços muito especiais de amizade, dado que foi nesta casa que a CCT teve a sua primeira sede há 80 anos atrás. Não nos podemos esquecer que o Mordomo da Festa dos Tabuleiros esteve igualmente presente, num ano em que vamos ter Festa dos Tabuleiros.

Aproveitou-se ainda esta refeição para homenagear o sócio Guilherme Duarte com o galardão de mérito. Homenagem bem merecida.

Este almoço serviu ainda para dar a merecida homenagem ao Sr. Mário Rodrigues pelos seus 75 anos de associado. Essa homenagem deveria ter sido efectuada em 2020 mas com o problema pandémico só foi possível efectuar agora este preito. Mas houve ainda um outro momento de alegria e que se traduziu em entregar os emblemas de 25 anos de sócio a Mariana Alexandre Galinha bem como ao antigo presidente da CCT, Nuno Godinho. Com 50 anos de associado, os senhores António Duarte Marques e Jacinto dos Santos Antunes foram igualmente alvo de agradecimento público a atribuição do respectivo emblema. Durante o Almoço a CCT foi homenageada com a Medalha de Mérito da Freguesia de Alvalade, tendo sido entregue pelo Sr Presidente da Junta de Freguesia Dr José Amaral Lopes.

Ouvi ao longo das mesas, o recordar de alguns momentos já vividos.

Pois é, são as memórias de muitos, partilhadas entre pessoas que tiveram o mesmo ofício. Mais à frente alguma conversa política entrecortada por uma comida saborosa. E o que dizer da actuação de António Pinto Basto que levou algumas das canções mais conhecidas e que tantas memórias dos tempos que já passaram levaram às dezenas de convivas. Um outro cantor, Ricardo José, figura pública a residir em Tomar fez o pleno neste almoço antes dos convivas “rumarem” ao bolo de aniversário e ao merecido champanhe. São 80 anos. Venha mais um. Ernesto Jana

Card lift shots eliminate

A casa do concelho de tomar, celebrou no passado o seu 75º Aniversário, no Convento de Cristo, em Tomar.