Sidebar

20
Sáb., Abr.

Casa do Concelho de Tomar 1943 – 2023

Outros eventos
Typography
  • Smaller Small Medium Big Bigger
  • Default Helvetica Segoe Georgia Times

Nos nossos tempos um ser humano atingir os 80 anos de vida é algo normal mas uma instituição chegar a esta idade é que já não é para todos. Mas é verdade. No próximo dia 4 de Março, a Casa do Concelho de Tomar (CCT) irá começar a festejar os seus 80 anos. O início, como em todos os inícios, é sempre o cabo dos trabalhos. Mas os tomarenses continuavam a chegar à Lisboa e estavam a conseguir modificar algumas zonas como foi o caso das Avenidas Novas (hoje freguesias de Alvalade e do Areeiro).

Conseguiram estes primeiros sócios que a Casa da Comarca de Arganil cedesse um espaço para que a vida associativa desse os primeiros passos. O local era bom, bem localizado e estava quase no centro da cidade. Dois anos depois, em 1945, aproxima-se ainda mais na Baixa, fixando-se nos Restauradores. O estar no centro da cidade, já naqueles tempos, tinha os seus custos e as rendas dos espaços eram altas. Anos depois, a sede muda-se para a Rua Castilho e, em 1969 abre aquele que vem a ser o espaço definitivo da CCT e que é a actual sede. A CCT está perfeitamente integrada na vida de Alvalade e contribui para a mesma.

 

Mas este edifício vai fazer, neste ano de 2023, a bonita idade de 54 anos. E sabemos que, se nos humanos, 54 anos trazem algumas maleitas, imaginem que num edifício, os problemas são semelhantes mas aplicados à arquitectura. Há sempre algo para manter, para arranjar ou para melhorar. Mas também existe o tempo de festejar, de dar graças pela existência de um tecto que é nosso. O começo dos festejos terá lugar no sábado, dia 4 de Março com um almoço. Será um momento de alegria que deve ser compartilhado com os amigos bem como com a família, seja a mais chegada, seja num sentido generalista com toda a família tomarense. Ainda e sempre, de Tomar para o Mundo.