Sidebar

18
Qui., Jul.

A outorga da Medalha de Mérito ao sócio Guilherme Duarte

Outras
Typography
  • Smaller Small Medium Big Bigger
  • Default Helvetica Segoe Georgia Times

O exato dia em que a casa do Concelho de Tomar (CCT) festejou os seus 80 anos de vida deu a um seu associado a sua maior distinção. Trata-se da outorga do galardão de mérito ao Sr. Guilherme Duarte. Esta distinção foi, como se diz, a cereja no topo do bolo que foram os 80 anos da CCT. Nunca nos poderemos esquecer que a Casa do Concelho de Tomar existe graças a um ato de solidariedade que foi o gesto de amizade que a Casa da Comarca de Arganil teve ao ceder parte das suas instalações para que a CCT desse os seus primeiros passos. Da mesma forma a CCT nunca deve esquecer os atos de benemerência que muitos dos seus sócios tiveram para com esta associação cultural.

O Sr. Guilherme Duarte foi um dos casos pois disse sempre presente às necessidades que a CCT teve nos seus vários momentos. Deu o seu contributo nas várias direções que foram conduzindo esta instituição hoje octogenária. A sua enorme carta de recomendação foi a maneira incansável como sempre encarou o trabalho. O Homem deve trabalhar de uma forma digna e mostra a outrem como se faz bem feito.

Nunca teve problemas em explanar as suas posições sobre assuntos que considerasse pertinentes e, além de se fazer ouvir em conversas ou reuniões também conseguiu amiúde mostrar o seu pensamento fosse em livro fosse como articulista nos jornais da sua querida Tomar. A honra, a dignidade e o respeito pelo próximo estiveram sempre presentes nas suas atitudes. Por tudo isto, a Casa do Concelho de Tomar achou por bem conceder-lhe o galardão de mérito, honra que ficou muito bem entregue. Parabéns, Sr. Guilherme Duarte.

Ernesto Jana

Artigo disponível na edição nr 15 (Mai / 2023) do Boletim "O Tomarense".