Sidebar

18
Qui., Jul.

A Junta de Freguesia de Alvalade atribui Medalha Mérito à Casa do Concelho de Tomar

Outras
Typography
  • Smaller Small Medium Big Bigger
  • Default Helvetica Segoe Georgia Times

Desde os anos 40 do século XX, a Casa do Concelho de Tomar tem sido um porto de apoio e convívio das gentes vindas da cidade do Nabão para trabalhar em Lisboa. Depois de várias localizações provisórias, a Casa começou a ser contruída em Alvalade, em 1968, a partir de uma rede de solidariedade e contributos de tomarenses. Atualmente, esta instituição situada nas Ruas Flores do Lima, em pleno bairro de Alvalade, conta com cerca de 500 associados, e organiza convívios com tradições regionais, mostras de produtos da região (enchidos, vinho, doces...), dá aulas de danças de salão, promove a prática de bilhar e tem o seu bar aberto todos os dias, entre muitas outras ações que contribuem para a promoção e dinamização de atividades culturais na freguesia de Alvalade.

A Casa do Concelho de Tomar é um exemplo de empreendedorismo e cidadania em Lisboa, que presta serviços de forte intervenção e relevância para a Freguesia de Alvalade, razão pela qual a Junta de Freguesia de Alvalade, pelo Presidente José Amaral Lopes, teve a honra de propor a atribuição da Medalha de Mérito da Freguesia de Alvalade à Casa do Concelho de Tomar.

A Medalha de Mérito identifica instituições que são reconhecidas pelo seu contributo para a melhoria nas condições de vida da população, pelo desenvolvimento ou difusão da arte, divulgação ou aprofundamento da história, ou outros de notável importância reconhecendo essas qualidades à casa do Concelho de Tomar.

A Junta de Freguesia de Alvalade

Artigo disponível na edição nr 15 (Mai / 2023) do Boletim "O Tomarense".