Sidebar

21
Qui., Nov.

Realizou-se no passado dia 15 de Dezembro mais um jantar de Natal organizado pela Casa do Concelho de Tomar (CCT). A Casa do Concelho de Tomar tem algumas datas fixas onde procura reunir o maior número possível de convivas, entre sócios e amigos de Tomar. O período do Advento é uma delas. Entre conversas e gargalhadas, as “vítimas” foram o bacalhau espiritual e o arroz de pato para além de uma sobremesa mais doce ou uma fruta. Para quem é tomarense de adoção, mas lisboeta de nascimento como é o meu caso, cada encontro destes é mais um desvendar das relações que existem entre os muitos convivas e que me continuam a maravilhar.

Uma surpresa que nos estava reservada foi a dança, essa manifestação cultural universal que serve para unir e minorar sofrimentos e que se mostrou através do professor Afonso Costa que está ultimamente a ensinar a muita gente que acorre vários dias por semana às instalações da Casa. Ensinou-nos passos simples e contagiou muitos convivas na noite do jantar natalício a experimentar os prazeres básicos de dançar. É, porventura, um activo destes tempos do pós-pandemia.
O presidente Carlos Galinha aproveitou este momento de confraternização para realizar uma espécie de balanço das actividades da CCT. Como em todas as associações, o ano de 2020 trouxe a epidemia e esta “matou” as actividades associativas e o ano seguinte não foi propriamente o melhor dos mundos. Foi em 2022 que a CCT lentamente foi renascendo das cinzas. Se é verdade que se continua a representar Tomar na capital, a Casa do Concelho de Tomar tenta ir para além desse mote e vai sedimentando a presença em Alvalade participando nas actividades da Comissão Social da freguesia ou, por exemplo, acolhendo a EGEAC, uma empresa municipal que gere equipamentos culturais e incrementa a animação cultural.

O bilhar, um desporto quase desaparecido tem sido, graças à epidemia, uma actividade que renasceu das cinzas e está a ter um aumento de procura e até algumas meninas estão a praticar activamente este desporto.
A biblioteca dos Coruchéus já encontrou na Casa de Tomar uma âncora para duas ou três actividades. Os passeios de carros antigos foram igualmente mencionados por serem uma actividade de interesse para os associados. A deslocação dos sócios à Assembleia da República foi outra actividade que gerou interesse e que teve na base a disponibilidade do deputado à Nação Hugo Costa que aliás esteve também presente no jantar de Natal. O embaixador José Manuel Arsénio realçou o facto destes dois anos de sofrimento de todos e de cada um bem como do retomar dos laços de amizade que se consubstanciam em actividades como esta do jantar de Natal da Casa do Concelho de Tomar.

Ernesto Jana - texto
Arlindo Homem - fotos

Num ápice, o ano de 2023 correu para ir buscar pela mão o jovem ano de 2024 e que terá como característica o facto de ser bissexto. Enquanto assistimos ao correr do mês de Dezembro tivemos a alegria de poder assistir e participar em mais um jantar de Natal. Teve lugar no passado dia 13 e foi uma alegria rever as pessoas que já conhecemos há já bastante tempo e que uma pandemia parecia não querer deixar que estes reencontros acontecessem. Com o salão de festas repleto de convivas, o recontro com o repasto teve lugar pelas 20h. Pessoalmente gostei muito de rever muitas das caras que estiveram presentes. A refeição decorreu de um modo que propiciou a conversa no que contou com a ajuda inestimável do catering e dos momentos vários em que a comida era servida. O momento musical esteve a cargo de Sandra Camilo, Rui Rocha e Edu Miranda e até tivemos, num momento pouco vulgar, de contar com a participação de João Oliveira do Bar Templários, que também ele, abrilhantou o momento musical a demonstrar que o tempo não apaga a vontade de exercer os seus dotes musicais. As guitarras abrilhantaram o momento musical e a voz de Sandra elevou-se, poderosa, chegando a todos os convivas.

Chegado o momento dos discursos ouvimos, para além do Presidente da Casa do Concelho de Tomar, Carlos Galinha, o contributo do presidente da Junta de Freguesia de Alvalade, José Amaral Lopes e ainda de Hugo Costa, deputado à Nação, que discorreu brevemente em nome da edilidade tomarense. Entre nós, os convivas, pude apreciar o Eng. Luís Alvellos, o Dr. Virgílio Lima (presidente do conselho de administração da Associação Mutualista Montepio), o supracitado José Amaral Lopes, presidente da Junta de Freguesia de Alvalade, o embaixador José Manuel Arsénio bem como os srs. Carlos Morgado, Ferreira Marques, Carlos Farinha, Jaime Ferreira de Carvalho, Pinho Neno ou o nosso antigo presidente Nuno Godinho, entre muitos outros. Momentos destes em que o encontro, o carinho e a amizade são a base que norteia jantares e almoços devem ser acarinhados pois ainda são os alicerces da Casa do Concelho de Tomar.

A todos um excelente 2024, com saúde, paz e amor.

Ernesto Jana

Artigo disponível na edição nr 17 (Jan / 2024) do Boletim "O Tomarense"