Sidebar

19
Sex., Abr.

Jantar de Natal de 2022

Jantares
Typography
  • Smaller Small Medium Big Bigger
  • Default Helvetica Segoe Georgia Times

Realizou-se no passado dia 15 de Dezembro mais um jantar de Natal organizado pela Casa do Concelho de Tomar (CCT). A Casa do Concelho de Tomar tem algumas datas fixas onde procura reunir o maior número possível de convivas, entre sócios e amigos de Tomar. O período do Advento é uma delas. Entre conversas e gargalhadas, as “vítimas” foram o bacalhau espiritual e o arroz de pato para além de uma sobremesa mais doce ou uma fruta. Para quem é tomarense de adoção, mas lisboeta de nascimento como é o meu caso, cada encontro destes é mais um desvendar das relações que existem entre os muitos convivas e que me continuam a maravilhar.

Uma surpresa que nos estava reservada foi a dança, essa manifestação cultural universal que serve para unir e minorar sofrimentos e que se mostrou através do professor Afonso Costa que está ultimamente a ensinar a muita gente que acorre vários dias por semana às instalações da Casa. Ensinou-nos passos simples e contagiou muitos convivas na noite do jantar natalício a experimentar os prazeres básicos de dançar. É, porventura, um activo destes tempos do pós-pandemia.
O presidente Carlos Galinha aproveitou este momento de confraternização para realizar uma espécie de balanço das actividades da CCT. Como em todas as associações, o ano de 2020 trouxe a epidemia e esta “matou” as actividades associativas e o ano seguinte não foi propriamente o melhor dos mundos. Foi em 2022 que a CCT lentamente foi renascendo das cinzas. Se é verdade que se continua a representar Tomar na capital, a Casa do Concelho de Tomar tenta ir para além desse mote e vai sedimentando a presença em Alvalade participando nas actividades da Comissão Social da freguesia ou, por exemplo, acolhendo a EGEAC, uma empresa municipal que gere equipamentos culturais e incrementa a animação cultural.

O bilhar, um desporto quase desaparecido tem sido, graças à epidemia, uma actividade que renasceu das cinzas e está a ter um aumento de procura e até algumas meninas estão a praticar activamente este desporto.
A biblioteca dos Coruchéus já encontrou na Casa de Tomar uma âncora para duas ou três actividades. Os passeios de carros antigos foram igualmente mencionados por serem uma actividade de interesse para os associados. A deslocação dos sócios à Assembleia da República foi outra actividade que gerou interesse e que teve na base a disponibilidade do deputado à Nação Hugo Costa que aliás esteve também presente no jantar de Natal. O embaixador José Manuel Arsénio realçou o facto destes dois anos de sofrimento de todos e de cada um bem como do retomar dos laços de amizade que se consubstanciam em actividades como esta do jantar de Natal da Casa do Concelho de Tomar.

Ernesto Jana - texto
Arlindo Homem - fotos